bootstrap slider

Brasão

Brasão de Armas da Companhia Logística Nº 6

De acordo com a informação Nº 107-RHM/95 Pº Nº 277.13, de 26JUL95, da Direção de Documentação e História Militar as Armas da Companhia Logística Nº 6, têm a seguinte constituição:
  • Escudo de negro, uma gavela de ouro, acompanhada de seis rodas de prata, dispostas em duas palas;
  • Elmo militar de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra;
  • Correia de vermelho, perfilada de ouro;
  • Paquife e virol de negro e de ouro;
  • Timbre: um Pégaso de negro;
  • Divisa: num listel de prata, ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir "A QVEM NENHVM TRABALHO PESA E AGRAVA"
Simbologia e alusão das peças:
O NEGRO do campo alude à terra fértil que alimenta a vida da mesma forma que a logística alimenta e faz combater as tropas.
A GAVELA simboliza a abundância e a riqueza, traduzindo a ideia do completo cumprimento da missão de gestão de recursos materiais. Enquanto constituída pela reunião de espigas, a gavela representa também a força coletiva resultante da conjugação dos esforços individuais. Em diversas sociedades africanas, a última gavela de uma colheita desempenha um importante papel nos ritos agrários, visto que ela representa o último laço com as divindades ligadas à fertilidade. Essa gavela concentra, pois, em si a todas as esperanças de regresso das colheitas férteis, no imperecível ciclo da vida.
AS RODAS representam a componente de transportes e de um controlo de movimentos atribuída como missão à Companhia de Logística, são em número de seis numa referência à designação numérica da companhia.
O PÉGASO símbolo da rapidez e prontidão, segundo a mitologia grega, foi enviado com Júpiter para domar o monte Hélicon, o mítico cavalo alado golpeou então a terra e no sítio onde os seus cascos se tinham cravado, surgiu uma fonte de água cristalina a que se deu o nome de Hipocrene. Nesse sentido, Pégaso representa a vocação para pôr cobro aos distúrbios decorrentes de conflitos; a fonte límpida simboliza pureza da paz almejada.
A DIVISA "A QVEM NENHVM TRABALHO PESA E AGRAVA", Lusíadas X-18, marca a constante disponibilidade e legítimo orgulho sentido por uma Unidade portuguesa em participar numa missão internacional de paz.

Os esmaltes significam:

  • OURO, firmeza e constância;
  • A PRATA, franqueza e humildade;
  • NEGRO, honestidade e sabedoria.

PARTILHAR ESTA PÁGINA