Sob a presidência do Ministro da Defesa Nacional, Dr. Figueiredo Lopes, teve lugar em 8 de Agosto, na Escola Prática de Administração Militar (EPAM), em Lisboa, a cerimónia da entrega do Estandarte Nacional à Companhia Logística 6 (CLog 6), que vai integrar as forças das Nações Unidas (UNAVEM III) em Angola.
Ao acto assistiram o Chefe do Estado Maior do Exército (CEME) e diversas personalidades civis e militares, culminando com as palavras do ministro Figueiredo Lopes, que acentuou o «significado muito especial» deste contributo português para o processo de paz angolano, por se tratar, além do mais, dum «verdadeiro reencontro de Portugal com os povos africanos dispersos por todo o território da República de Angola».
Esta unidade especial integra 12 oficiais, 22 sargentos e 77 praças, dispõe de 85 viaturas dos mais diversos tipos, e, sob o comando do major Manuel Caroço Prelhaz, terá como missão, conforme palavras do CEME, «a importante tarefa de render o Batalhão Logístico do Reino Unido e terá responsabilidades acrescidas na gestão, controlo e transporte dos artigos e abastecimentos destinados aos elementos e unidades que integram a UNAVEM III».
in Jornal do Exército Nº 428, de Agosto de 1995
Após a entrega do Estandarte de Nacional e Brasão de Armas, a CLog6 foi considerada pronta a ser projetável para o Teatro de Operações (TO) de Angola.
Na EPAM, foi constituído um Núcleo Permanente destinado a rececionar e enviar para Angola os materiais requisitados pela CLog6, para além do apoio administrativo relacionado com o Pessoal.
A Companhia terminou a sua missão em Angola, a 27 de julho de 1998, com o regresso dos últimos 21 elementos.
Em 16 de setembro de 1998, decorreu a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional da CLog6 à EPAM.
Em 18 de setembro de 1998, realizou-se a cerimónia de Receção, Homenagem e Despedida da CLog6 presidida pelo GEN CEME, e com a presença de variadas entidades civis e militares.
Nota:
A Escola Prática de Administração Militar foi extinta em 30 de junho de 2006, conforme Despacho n.º 130/CEME/2006, de 20 de junho.
A Escola dos Serviços entrou em funcionamento em 01 de Julho de 2006, conforme despacho n.º 131/CEME/2006 de 21 de junho, de acordo com o estabelecido no n.º2 do Despacho n.º 12.555/2006, de 24 de maio, do Ministro da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, n.º 115, 2ª série, de 15 de junho de 2006, que aprovou a relação dos comandos, unidades, estabelecimentos e demais órgãos que correspondem à organização prevista na Lei Orgânica do Exército, aprovada pelo decreto-lei n.º 61/2006, de 21 de março. A Escola dos Serviços ocupa as instalações da Escola Prática de Administração Militar, na Póvoa de Varzim. É herdeira das tradições e do Património Histórico da Escola Prática de Administração Militar (Despacho n.º 231/CEME/2006 de 10 de agosto), da Escola Prática do Serviço de Material (Despacho 229/CEME/06 de 10 de agosto), do Batalhão de Adidos (Despacho 243/CEME/06 de 20 de setembro), do Batalhão de Administração Militar (Despacho 265/CEME/06 de 17 de outubro) e da Escola Prática do Serviço de Transportes.
Tem como encargo operacional uma Companhia de Reabastecimento e Serviços que faz parte das Forças de Apoio Geral (FAG) da Força Operacional Permanente do Exército (FOPE), conforme estabelecido pelo Sistema de Forças Nacional - Componente Operacional (SFN-COP), definido em CSDN em outubro de 2004.
"DA ESCOLA DOS SERVIÇOS PARA O MUNDO
- Missões de Apoio à Paz"
Integrada nas comemorações do 25 anos da projeção da CLOG6 para Angola, esteve patente no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, de 17 de setembro a 7 de novembro de 2021, a exposição intitulada - "DA ESCOLA DOS SERVIÇOS PARA O MUNDO - Missões de Apoio à Paz".
O objetivo desta exposição foi dar a conhecer à população da cidade o importante papel das diversas unidades poveiras que, desde a década de 90 do século passado, têm vindo a desempenhar em diferentes teatros de operações além-fronteiras, em missões de paz, destacando-se a Companhia Logística 6 na UNAVEM III. Esta exposição foi também a oportunidade para salientar o papel desempenhado pela ONU na promoção da paz e segurança mundiais.
A exposição teve a particularidade de ser visitada por inúmeros alunos das escolas da Póvoa de Varzim.
PARTILHAR ESTA PÁGINA